Sinasefe Monte Castelo orienta sobre Covid19 e defesa dos serviços públicos neste 18 de Março

No Dia de Mobilizações e Greves em defesa da educação, saúde e demais serviços públicos, a Seção Sindical iniciou a veiculação de uma campanha que, ao tempo que chama atenção para a gravidade do momento, alerta para a necessária defesa dos serviços públicos, peças fundamentais no combate à pandemia.

Nos materiais, constam as seguintes informações:

Todos e todas se protegendo contra o Coronavírus. Defender o SUS e os serviços públicos é lutar contra a pandemia.

Se você estiver doente, fique em casa e mantenha distância de outras pessoas.

Lave as mãos com frequência e cubra o nariz e a boca ao espirrar ou tossir.

Ao mesmo tempo, não discrimine pessoas por suspeita de contaminação.

Entendendo o que é uma pandemia:

Surto: acontece quando há o aumento repentino do número de casos de uma doença em uma região específica. Para ser considerado surto, o aumento de casos deve ser maior do que o esperado pelas autoridades. Em algumas cidades (como Itajaí-SC), a dengue é tratada como surto (e não como epidemia), pois acontece em regiões específicas (um bairro, por exemplo).

Epidemia: a epidemia se caracteriza quando um surto acontece em diversas regiões. Uma epidemia a nível municipal acontece quando diversos bairros apresentam uma doença, a epidemia a nível estadual acontece quando diversas cidades têm casos e a epidemia nacional acontece quando há casos em diversas regiões do país. Exemplo: no dia 24 de fevereiro, vinte cidades haviam decretado epidemia de dengue.

Pandemia: em uma escala de gravidade, a pandemia é o pior dos cenários. Ela acontece quando uma epidemia se espalha por diversas regiões do planeta. Em 2009, a gripe A (ou gripe suína) passou de epidemia para pandemia quando a OMS começou a registrar casos nos seis continentes do mundo. A aids, apesar de estar diminuindo no mundo, também é considerada uma pandemia.

Endemia: a endemia não está relacionada a uma questão quantitativa. Uma doença é classificada como endêmica (típica) de uma região quando acontece com muita frequência no local. As doenças endêmicas podem ser sazonais. A febre amarela, por exemplo, é considerada uma doença endêmica da região Norte do Brasil.

Fonte: UOL

Evite compartilhar notícias não comprovadas sobre a pandemia

Evite propagar “notícias” não comprovadas sobre a pandemia (nesse sentido, qualquer link de site desconhecido pode e deve ser objeto de dúvida, checagem e comparação com outras fontes de informação).

Exemplos de fakenews a evitar: “Israel já descobriu a vacina”; “O ministério da Saúde foi entregue aos militares” – até o esta data (18/03) essas informações são inverídicas.

Compartilhe dados das Universidades públicas que vêm se debruçando sobre o tema (verifique se o site do link não é pirata).

Defenda os serviços públicos, compartilhando mensagens que chamem a atenção para este tema, bem como matérias sobre a ameaça que representam medidas como a proposta da reforma administrativa e a PEC Emergencial, que preveem suspensão de concursos, redução de salários em até 25%, suspensão de promoções e progressões e ameaça à estabilidade, que em vez de privilégio como vem sendo dito na verdade é uma garantia da sociedade  a uma prestação de serviço com impessoalidade e sem interferências.

Vamos manter, dessa forma, nossas mobilizações em defesa dos serviços, para, ao retornamos à normalidade, avançarmos ainda mais na luta e derrotarmos a tentativa de destruição do patrimônio que é de todos os brasileiros, tão necessário numa hora de crise como a que enfrentamos!

O material circula através de cards que podem ser compartilhados nas redes. Para baixá-los, clique com o botão direito sobre elas para salvar e depois poste em suas redes. Se for via celular, segure por alguns instantes para fazer o download.