Novamente, em 24h cinco campi do IFMA confirmam paralisação dia 18 de Março em defesa do Serviço Público e da Rede Federal

Entre esta segunda-feira, 10, e terça-feira, 11, assembleias realizadas em cinco campi do Instituto Federal do Maranhão confirmaram adesão à greve do 18 de Março em defesa dos serviços públicos e dos direitos sociais, contra as reformas da Previdência e Administrativa. Com isso, sobe para 15 o número de unidades do IFMA que já estão comprometidas com esta luta, e o número tende a subir, com assembleias previstas para acontecerem ao longo desta semana.

As últimas unidades a aderir foram:

  • Grajaú
  • São José de Ribamar
  • Barreirinha
  • Barra do Corda
  • Caxias

Estão previstas Assembleias em campi como Alcântara, na Baixada Maranhense, e Maracanã, na capital.

Confira a seguir a lista das unidades do IFMA que já estão nesta luta em defesa da Educação Pública e da manutenção dos serviços prestados à sociedade, ameaçados de colapso caso as propostas que o governo apresentou e apresentará ao Congresso logrem êxito, comprometendo educação, saúde, prestação jurisdicional e outras áreas:

1. Porto Franco

2. Açailândia

3. Buriticupu

4. Monte Castelo

5. Pinheiro

6. Pedreiras

7. São Raimundo das Mangabeiras

8. Rosário

9. Bacabal

10. Coelho Neto

11. Grajaú

12. Barreirinhas

13. São José de Ribamar

14. Caxias

15. Barra do Corda

Além do IFMA, outros setores estão mobilizados para ocupar as ruas dia 18: na Universidade Federal do Maranhão, a Apruma está realizando um extenso calendário de assembleias nas cidades em que há campus da UFMA, culminando na Assembleia Geral nesta quinta-feira, 12, no Campus do Bacanga, chamando os docentes para  greve.

No Judiciário Federal e no Ministério Público da União, o Sintrajufe já realizou assembleia, e a categoria vem realizando reuniões para construir sua participação nas mobilizações dessa data.

Debate

No IFMA, além da paralisação conjunta com outras categorias pelo Maranhão, em São Luís o Sinasefe Monte Castelo realiza uma rodada de debates sobre a reforma administrativa no dia 18, com a participação de Roberta Dantas de Sousa, da Assessoria Jurídica do Sinasefe Seção IFPA. Os debates acontecem nos seguintes horários e locais:

1) Dia 18, às 9h30, no Auditório Florise Pérola, no Campus Monte Castelo;

2) Dia 18 às 15h, no Auditório da Reitoria, no bairro do Renascença.

Orientações

O Sindicato segue orientando a realização de Assembleias, com lista de presença e resultado registrado em ata. Após a deliberação, a Direção da Unidade deve ser comunicada através de ofício, e o Sindicato informado para que a Assessoria Jurídica esteja a postos para quaisquer eventualidades. No ofício, é importante registrar que este não é um movimento isolado, mas que tem o objetivo de defender a continuidade dos serviços públicos prestados à sociedade, e que o movimento se dará em unidade com outras categorias de trabalhadores.

Veja, nas imagens, momentos das assembleias ocorridas nesta terça-feira, 11, no Campus São José de Ribamar e no Campus Caxias.

S.J. Ribamar:

Caxias:

Quadro de adesões até 11 de março: