18M: confira quadro de mobilização na base do Sinasefe Monte Castelo e participe das Assembleias já marcadas

Prossegue a rodada de Assembleias nos campi do IFMA, em atenção à orientação do Sindicato, para que os servidores discutam e deliberem sobre a adesão à greve geral do dia 18 de Março em defesa da Educação e dos serviços públicos, contra a PEC Emergencial e a reforma da Previdência – esta última começa a reduzir salários dos servidores a partir deste mês.

No Campus Monte Castelo, a Assembleia Geral acontece nesta terça-feira, com primeira chamada às 9h30, na Área de Vivência do Campus.

Nos próximos dias, haverá Assembleias nos seguinte locais:

  • Campus Pinheiro
  • Campus Grajaú
  • Campus Coelho Neto
  • Campus Bacabal
  • Campus Barra do Corda

Dessa forma, são 6 assembleias a mais marcadas para deliberar sobre a greve, devendo juntar-se aos locais onde já ocorreram e foi aprovada a adesão ao movimento, totalizando dez campi já mobilizados para a greve. Assembleias já ocorreram nas seguintes unidades:

  • Campus Porto Franco;
  • Campus Açailândia;
  • Campus Avançado Buriticupu;
  • Campus São Raimundo das Mangabeiras

Nos três primeiros acima, as Assembleias contaram com a participação de membros da direção do Sinasefe Monte Castelo, que visitaram em fevereiro a Região Sul do Estado, conversaram com a base, chamaram atenção para a gravidade do momento e a necessidade de uma resposta por parte dos trabalhadores e da sociedade. Em São Raimundo das Mangabeiras, os próprios servidores organizaram sua Assembleia e deliberaram adesão. Dada a impossibilidade de o Sindicato (que não conta com diretores liberados para mobilizar suas bases) estar presente em todas as assembleias, prossegue o chamado para que técnicos e docentes se organizem para discutir a pauta. A Diretoria se coloca à disposição para prestar mais informações.

Esta semana, atendendo a convite da base, será possível para a direção do Sindicato estar presente às Assembleias de Bacabal, que acontece na quarta-feira dia 4, e na de Coelho Neto, que será realizada no dia seguinte.

Construindo a mobilização do dia 18 e discutindo a ameaça via reforma administrativa

Para o dia 18, haverá nesta terça-feira, dia 3, às 17h30, no Auditório do Sindicato dos Bancários do Maranhão (rua do Sol, Centro de São Luís), uma Reunião Ampliada com várias categorias para discutir a construção da greve geral. A participação de nossa base será muito importante para contribuir no planejamento dessa data.

Para o dia 18, o Sindicato já agendou uma parte da programação (a orientação das centrais sindicais é que se faça paralisação nos locais de trabalho pela manhã e ato unificado à tarde):

Nessa data, o Sinasefe Monte Castelo estará trazendo a São Luís a advogada Roberta Dantas de Sousa, da Assessoria Jurídica do Sinasefe Seção IFPA, para discutir a REFORMA ADMINISTRATIVA juntamente com nossa categoria.

Serão feitas duas rodadas de debates com a advogada na capital maranhense:

  • 9h30, no Auditório Florise Pérola, no Campus Monte Castelo;
  • 15h, no Auditório da Reitoria, no bairro do Renascença.

O Sindicato reitera a orientação para que a categoria marque as assembleias nos campi, façam constar em ata a deliberação e comunique a Direção Geral de seu campus através de ofício. É urgente defendermos não apenas nossas carreiras e direitos, mas a própria existência do serviço público que prestamos à sociedade, ofertando educação pública de qualidade comprovada por todos os métodos já utilizados para aferir o trabalho que executamos nos institutos federais. A hora é agora!