Sinasefe Monte Castelo realiza rodada de debates sobre o Future-se

O Sinasefe Monte Castelo convida a toda a comunidade do IFMA e a sociedade em geral a participar dos debates que ocorrem nos próximos dias 25 e 26 de setembro, respectivamente nos campus Monte Castelo e Pinheiro.

 

O tema dos debates é o programa Future-se, que pode alterar o sentido da Educação Pública brasileira, interferindo na autonomia de universidades e institutos federais, colocando a produção do conhecimento a reboque do interesse privado, alterando carreiras de docentes e técnicos e criando obstáculos para acesso e permanência das camadas mais vulneráveis da população a essas instituições, além de produzir desigualdade entre elas, privilegiando centros de conhecimento dispostos a atender  mercado e retirando a responsabilidade do Estado Brasileiro em relação à Educação Pública.

Em razão do sem-número de direitos que podem ser atingidos caso o projeto seja aprovado e instituído no âmbito de nossa instituição (embora o governo propague que a adesão ao projeto é voluntária, recursos podem ser sonegados como forma de forçar essa adesão), o Sinasefe Monte Castelo considera como urgente que discutamos e nos posicionemos sobre o assunto.

Assim, após os debates, que acontecerão no Campus Pinheiro no dia 25 de setembro às 10h, e no Monte Castelo no dia seguinte às 9h, os presentes deverão, municiados com as informações sobre o programa, deliberar sobre a defesa ou não dessa proposta no âmbito do IFMA. A proposta da comunidade será apresentada à Reitoria e defendida em todas as instâncias do instituto.

Os debates contarão com a participação do professor Carlos David Lobão, do IFPB Campus Campina Grande. Lobão também compõe a coordenação nacional do Sinasefe.

Elementos sobre o Future-se serão regularmente publicados em nosso site como forma de preparar nosso público para o debate, ao qual reforçamos o convite para que participemos e nos posicionemos: não falte! Vamos todos e todas defender a educação verdadeiramente pública!