Em defesa do IFMA – uma história de 110 anos: Por que o IFMA vai parar dia 30 de Maio?

Imaginem uma escola sem água, ou sem energia ou onde seu filho tem que ajudar na limpeza. É isso que ocorrerá com o contingenciamento ou corte de 38% do orçamento pelo governo federal. É com este dinheiro que pagamos empresas de terceirizadas, cumprimos contratos de licitações, pagamos bolsas de pesquisa e extensão, bolsas de assistência aos nossos alunos, financiamos projetos de pesquisa e extensão.

O IFMA que você conhece hoje é uma das instituições públicas de ensino mais antigas do Maranhão. Começou em 1909 no bairro do Diamante com o nome de Escolas de Aprendizes Artífices. Em 1937 passou a ser chamado de Liceu Industrial de São Luís, depois de Escola Técnica de São Luís. No ano de 1942 teve sua sede construída no bairro do Monte Castelo onde passou a ser mais conhecida como Escola Técnica Federal do Maranhão – ETFMA, transformando-se em 1989 em Centro Federal de Educação Tecnológica do Maranhão – CEFET. Finalmente, em 2008, após fusão com as antigas Escolas Agrotécnicas (no Bairro Vila Esperança e no município de Codó), transformou-se no atual Instituto Federal de Educação Tecnológica do Maranhão – IFMA, presente em mais de 29 municípios do Estado.

Sua principal bandeira ao longo desse mais de um século é ofertar uma educação pública de qualidade para aqueles que necessitam e para continuar mantendo todos os seus serviços é necessário que disponha do orçamento planejado para 2019 que o contingenciou. Você sabe o que é contingenciamento? É o mesmo que bloquear ou cortar dinheiro.

Dizer que esses cortes não vão afetar os estudantes é uma forma de enganar a sociedade. Como uma instituição pode funcionar sem energia elétrica? Como manter a segurança do seu filho no ambiente escolar, sem recurso para pagar a segurança? Enquanto na escola privada o aluno vai somente para estudar, na escola pública seu filho também terá que fazer a faxina escolar?  Esse é o governo que queremos para o futuro do nosso país? Um governo que só aumenta as desigualdades sociais e acaba com a escola pública de qualidade?

 

O governo diz que fazemos balbúrdia nas Instituições de Ensino? Você conhece nosso trabalho? Veja alguns de nossos números:

 

Atividades de pesquisa científica do IFMA, 2011 a 2016:

Período Projetos de pesquisa Ofertas de bolsas de pesquisa
2011 – 2016 3.471 3.731

*Fonte: Relatórios de Gestão PRPGI/IFMA.

Entre 2016 a 2019 ofertamos 24.415 vagas para o curso Técnico em Nível Médio. Muitos adolescentes puderam ingressar nesta Escola. No mesmo período foram 7.390 vagas em Nível Superior.

Nossos Pesquisadores obtiveram 47 premiações da Fundação de Amparo a Pesquisa no Maranhão (FAPEMA) no período de 2008 a 2018. Neste período, nossos alunos receberam 647 prêmios na categoria Geração Ciência da Fapema.

Vamos defender a educação pública, seu filho é parte desta história!