SINASEFE MONTE CASTELO: SOLIDARIEDADE AO PROFESSOR CLAUDIO MENDONÇA

A Diretoria do SINASEFE – Seção Monte Castelo – vem a público manifestar seu APOIO E SOLIDARIEDADE ao PROFESSOR CLÁUDIO ANSELMO DE SOUZA MENDONÇA, da direção nacional do Andes – Sindicato Nacional dos Docentes das instituições de Ensino Superior.

No último dia 13 de novembro, o professor, que já foi da base do SINASEFE MONTE CASTELO e é docente do Colégio Universitário da UFMA, foi agredido verbalmente e recebeu sinais ameaçadores desferidos pelo deputado federal Eder Mauro (PSC/PA), em plena sessão da Comissão Especial da Câmara que discutia o projeto “Escola Sem Partido” (PL 7180/2014 e seus apensados).

O que aconteceu com Cláudio foi grave e atinge a todos nós, trabalhadores da Educação, que temos sido alvo de perseguições e intimidações em nosso trabalho por aqueles que veem na Educação e no pensamento crítico uma ameaça ao seu projeto de ter uma sociedade dócil e domesticável, acrítica e facilmente manipulável, fácil de ser cooptada para e pelo fascismo representado por aqueles que ascenderam ao poder nas últimas eleições presidenciais. Não por acaso, enquanto Eder Mauro desferia ao professor palavras como “bandido” e “vagabundo”, sinalizando uma arma com as mãos, o deputado federal Eduardo Bolsonaro, filho do presidente eleito, sorria e aplaudia.

Nós professores e professoras, representados por Cláudio Anselmo neste episódio, seguimos enfrentando projetos de censura e violência contra nossa atividade, representados pelo projeto escola sem partido e seus similares nos estados e municípios. A ele, nós, do Sinasefe Monte Castelo, direcionamos nossa solidariedade e lhe dizemos: “VOCÊ NÃO ESTÁ SÓ!”.

Seguiremos defendendo nosso trabalho e nossas vidas, reafirmando nossa defesa de um projeto de Educação que liberte e que estimule o livre pensamento, a crítica e todas as potencialidades da dimensão humana.

Seguiremos sabendo de que lado nós estamos, e, junto com a nossa classe, reafirmamos também: RESISTIREMOS!

Aos professores e professoras que se sentirem ameaçados em sua labuta diária, reafirmamos nosso apoio e, à nossa base, lembramos que podem contar com o Sinasefe Monte Castelo para o enfrentamento.

São Luís, 19 de novembro de 2018

A Diretoria do SINASEFE SEÇÃO MONTE CASTELO