Nova atividade preparatória ao Encontro Nacional da Educação discute financiamento do setor no próximo dia 14 na UFMA: todos e todas estão convidados

A Comissão Organizadora do Pré-ENE, da qual o Sinasefe Monte Castelo faz parte, definiu, em sua última reunião, a realização da mesa temática “Financiamento da Educação no Brasil: cenários pós-golpe de 2016”, que acontece no próximo dia 14 de setembro, sexta-feira, às 16h, no Auditório Ribamar Carvalho, Área de Vivência da UFMA Bacanga, em São Luís (próximo à Sede Administrativa da APRUMA).

O evento foi deliberado pela Comissão Organizadora, formada por diversas entidades e militantes da Educação, como um dos que antecede o Pré-ENE, que acontece nos dias 23 e 24 de novembro no Maranhão, a exemplo da palestra do professor Dante Henrique Moura, que foi realizada pelo Sinasefe Monte Castelo (confira AQUI) .

AS CONFIRMAÇÃO PARA PARTICIPAÇÃO NA MESA TEMÁTICA DEVEM SER FEITAS ATRAVÉS DOS TELEFONES DA APRUMA: 988440401 e 32728167.

ENE e Pré-ENE

Em abril de 2019, várias entidades da sociedade civil que atuam na área de educação, aglutinadas pela Coordenação Nacional de Entidades em Defesa da Educação Pública e Gratuita (CONEDEP), promovem o III Encontro Nacional de Educação (ENE), com o tema Por um Projeto Classista e Democrático de Educação.

A orientação da organização nacional do evento é que em todos os Estados da Federação devem ser organizados Encontros preparatórios ao III ENE.

Com esse intuito, várias entidades No Maranhão estão construindo de maneira unificada os eventos no Estado.

Desde o semestre passado, a Comissão tem reunido regularmente para definir a dinâmica do Pré-ENE e os convidados (veja aqui, no site do evento).

Para tanto, já foi definido o período de 23 e 24 de novembro para a realização do Pré-ENE em São Luís e, como dinâmica preparatória, deliberou-se por realizar 03 mesas temáticas denominadas Educação em debate: rumo ao Pré-ENE.

A primeira delas será essa do dia 14 de setembro (sexta feira) com o tema Financiamento da Educação no Brasil: cenários pós-golpe de 2016.

A professora Dra. Cacilda Cavalcanti (pesquisadora da UFMA) é um dos nomes já confirmados para a mesa, que deve contar ainda com a participação de outros da área da Educação, tanto básica quanto superior, bem como representantes do movimento popular/sindical.

A confirmação da participação, lembramos, deve ser feita pelos telefones da APRUMA: 988440401 e 32728167.