Ensino, Pesquisa e Extensão: IFMA MARCA DISCUSSÃO SOBRE ASSUNTO IMPORTANTE PARA PERÍODO ESVAZIADO NOS CAMPI

Sinasefe Monte Castelo também fomentará debate sobre Portaria 17/2016, da Setec/MEC que regulamenta a atividade docente (ensino, pesquisa e extensão) nos institutos federais, e sobre a Resolução 87/2011, que trata também de Ensino, Pesquisa e Extensão, no âmbito do IFMA

Ao tempo que saúda o esforço da Comissão que se reuniu, próximo ao final do ano, para tratar do novo texto da sistematização da Resolução 87 (que contou inclusive com representantes de nossa Seção Sindical, como Ruy Barbosa Lima França, da direção do Sindicato), o Sinasefe não poderia deixar de destacar o tempo exíguo para que o texto, de fundamental importância, seja debatido com a comunidade acadêmica.

A portaria 17, do MEC, que trata de igual assunto (regulamentação da atividade docente), por sua vez, é alvo de diversas críticas dos servidores dos institutos.

A Resolução 87 do IFMA é alvo de crítica por boa parte da comunidade, e precisa, reafirmamos, de tempo para apontar e analisar as falhas – e corrigi-las – antes que sua atualização seja implementada.

Ambas as normas, portanto, carecem de um aprofundamento que esse curto espaço de tempo parece querer impedir.

Dessa forma, o tempo dado pelo Instituto para que essa discussão seja feita em todos os campi e os resultados das Assembleias que tratarão o assunto sejam levados para a Administração deixa de fora uma verdadeira e aprofundada discussão sobre o tema: tudo deverá ser feito durante o mês de fevereiro, quando vários campi estarão em férias – e esvaziados, portanto.

Como Sindicato, não podemos nos furtar ao aprofundamento dessa discussão.

Para tanto, realizaremos Reunião Ampliada para tratar desse assunto (Portaria 17 e Resolução 87) no próximo dia 18 de janeiro, com a participação dos representantes sindicais membros da Comissão de Sistematização da Resolução 87, e convidamos os demais colegas dos demais campi a acompanharem o desenrolar dessa questão, para que possamos qualificar nossas intervenções em relação à atividade docente. A reunião acontecerá no Campus Monte Castelo, próximo dia 18, a partir das 9h. Todos e todas podem e devem participar!

Acompanhe nos links a seguir a Portaria 17 (MEC) e a Resolução 87 para irmos nos preparando para o debate!